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Odisseia na Worten

por Marisa Furtado, em 25.01.14

Até há coisa de dois meses eu tinha um portátil. Tinha um portátil da Sony, comprado numa Worten, e que durante 3 anos me fez muito feliz. Há dois meses liguei-o e, para meu choque, tinha o écran partido. Não sei como, mas tinha. Há quem diga que a culpa é do gato que "de certeza" saltou para cima do computador e partiu o écran. Já eu duvido dessa teoria. Nunca o vi saltar para cima daquilo e, mesmo que o fizesse, não é assim tão pesado para lhe fazer algum estrago. Adiante, fui à Worten mais próxima, de portátil e coração nas mãos, com esperança que me dissessem que aquilo não era nada, que até era uma coisa bastante comum, e que ao fim de duas semanas já o tinha arranjadinho. 


"Pronto, isto agora é enviá-lo para a marca para eles analisarem o problema e lhe darem o orçamento do arranjo. Quando tiver a resposta tem 15 dias para aceitar ou não o valor."


"E em quanto é que acha que isso fica?"


"É sempre mais de 100€! Isso é de certeza! Mas, sei lá. Deve ficar à volta de 150, 140€." Tendo em conta que ele me tinha custado 600€ achei que cento e poucos euros pelo arranjo não era nada do outro mundo.


"E daqui a quanto tempo é que me dizem alguma coisa?"


"O prazo é de 60 dias. 30 para lhe comunicarem o orçamento e outros 30 para repararem o écran." 34 dias depois ligo para a Worten. "Pois, tem razão, eles já passaram o prazo dos 30 dias... não percebo porque é que ainda não lhe disseram nada. Vou pôr aqui uma nota de urgência. Se daqui a 3 dias não lhe disserem nada volte a contactar-nos." Quatro dias depois voltei a ligar, desta vez já ligeiramente irritada. "Pois, já passaram 30 dias, mas esse é o prazo mínimo. O prazo máximo para saber o orçamento são 70 dias." 


"70 dias?? Mas faz algum sentido demorarem mais de dois meses a dar-me um orçamento? E quando me disserem alguma coisa, também posso demorar o dobro do tempo estipulado a dar a minha resposta?!"


"Não. A resposta tem de ser dada num prazo máximo de 15 dias." 


...


Duas semanas depois ligam-me da Worten. "Olhe, já temos aqui o orçamento. São 345.20€."


"Desculpe lá, mas estamos a falar da mesma coisa? O que eu entreguei foi um Sony Vaio com o écran partido, não foi um MacBook com um problema esquisito."


"Sim, sim. E são 345.20€. Quer autorizar a reparação?"
"Não! Isso é o preço de um portátil novo!!! Quero que o devolvam à loja onde o entreguei, só isso. Quanto tempo é que demora a chegar?"
"É difícil dizer, mas penso que até ao final da semana que vem terá o equipamento na loja", o que na linguagem dos senhores da Worten e da Sony é o equivalente a um mês. "Pode responder apenas a duas perguntas automáticas para aferirmos o seu grau de satisfação com o nosso serviço?"
"Posso." grunhi.
"Com certeza, vou passar a chamada. Tenha um bom dia." Do outro lado, uma gravação automática: "Responda às seguintes questões utilizando as teclas do seu telefone. Após o contacto com os nossos serviços, considera que o seu problema ficou completamente resolvido? Sem sim carregue na tecla 1, se não carregue na tecla 0." Como é óbvio carreguei na tecla 0. "A sua resposta não é válida. Tente novamente."


...

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publicado às 14:56



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