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O mês passado, como habitualmente, encomendei online as minhas lentes de contacto para os próximos 6 meses e enviei a factura para a Multicare a fim de me restituírem parte do valor pago. Uns dias depois ligaram-me a dizer que a minha apólice tinha sido renovada e que por isso tinha de lhes enviar uma nova receita ou relatório médico para o reembolso ser efectuado. Cada renovação da apólice obriga a novo envio de receita médica para comprovar que preciso mesmo delas e não ando a gastar dinheiro em lentes de contacto só porque me apetece. "Não precisa de ir a um oftalmoligista de propósito. Nós aceitamos receitas passadas pelo optometrista, daquelas ópticas de centro comercial", explicou-me a menina da Multicare. Tudo certinho. Peguei no telefone e liguei para a Multiopticas do Colombo. O que se segue é a conversa SURREAL que tive com aquela gente:
- Boa tarde, queria saber qual é o preço de uma consulta de optometria.
- As consultas são gratuitas.
Eu, já a saber o que a casa gasta: - Sim, são gratuitas mediante a compra dos óculos ou das lentes aí, certo? Quanto é a consulta se não precisar comprar nada?
- As consultas são sempre gratuitas mas não lhe damos a receita.
- Não me dão a receita? Então mas eu não tenho direito a uma receita ou um relatório médico sobre a condição da minha vista?
- Só lhe damos a receita se comprar aqui os óculos ou as lentes.
- Pois mas o que se passa é o seguinte - expliquei-lhe tudo muito bem explicadinho -, portanto não preciso de comprar nada. Preciso só mesmo da fazer a consulta para enviar o relatório com a graduação para a seguradora.
- Sim, eu acredito nisso tudo, mas nós não fazemos isso. Como não cobramos a consulta não temos obrigação de fornecer a receita ao cliente.
- O quê? Não têm obrigação? Mas isso não faz sentido nenhum! Isso é a mesma coisa que eu ir a uma farmácia fazer um exame gratuito ao colesterol e só me darem o resultado se eu comprar lá qualquer coisa. Obrigarem os clientes a comprarem aí os óculos ou as lentes para terem direito à receita é uma forma indirecta de lhes cobrarem a consulta, já pensou nisso? Para além do mais eu acho que isso nem é legal! Um paciente quando vai a uma consulta tem direito a sair de lá com um relatório médico se assim o entender.
- Tem mais alguma questão?
- Por acaso tenho, mas já vi que não é aqui que vou ter as respostas.
Desliguei e liguei para a Mais Optica, também do Colombo, onde me explicaram que, à semelhança do que fazem na Multiopticas, também ali as consultas são gratuitas se o cliente adquirir as lentes ou os óculos na loja, mas se não quiser comprar lá nada são-lhe cobrados 20€ e é-lhe entregue a respectiva receita e um relatório médico com a indicação da graduação. Isto sim, é um serviço como deve ser! Na Multiopticas são tão bons ou tão maus que só dão ao desgraçado do cliente uma coisa a que ele tem direito depois de largar lá os 80€ ou 90€ das lentes. Mas as consultas são "grátis"... lucky me.
Esta já não é a primeira vez que entro em conflito com a Multiopticas. Há quatro anos, quando comecei a usar lentes de contacto, fui à loja do Chiado para me informar do preço que eles faziam para as lentes que eu ia precisar e a funcionária que me atendeu já me queria vender as lentes, ali na hora. Expliquei-lhe que não ia comprar nada naquele momento, que estava a ser seguida no Hospital da Luz e que dali a uns dias ia fazer o teste das lentes, para aprender a pôr e a tirar, e só dali a um mês é que ia começar a comprar os packs de lentes. Resposta extremamente profissional:
- Mas isso é ridículo! Não é preciso ir ao hospital para isso! Nós aqui também fazemos esse acompanhamento e leva logo as lentes.
- ...
- ...
- Pois, olhe eu não vim aqui saber a sua opinião sobre o facto de eu estar a ser seguida pelo oftalmologista do Hospital da Luz. Vim só saber qual era o preço das lentes desta marca com esta graduação, mas agora nem nisso estou interessada. Boa tarde.
Virei as costas e fui andando. Mas como não gosto de fazer julgamentos precipitados decidi dar-lhes uma nova oportunidade quando me ligaram da seguradora. Fiz mal, está visto. Só me enervei, mais uma vez, e não tive aquilo que precisava, mais uma vez. E assim se perdem clientes. Multiopticas, a pior oferta. Sempre.
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