Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Crème brûlée, burnt cream, crema catalana, leite creme. O nome varia conforme o país mas a essência é sempre a mesma: um creme de leite com ovos, açúcar e baunilha que se serve com açúcar queimado – NA HORA! – por cima. É a minha sobremesa favorita de todos os tempos. Falem-me de bolo de bolacha, cheesecake, mousse de chocolate, baba de camelo… é tudo muito bom, que é, mas se houver leite creme é leite creme que eu quero. Nem há discussão. Azar dos azares, é a sobremesa mais aldrabada da história das sobremesas. Quando chega a hora de escolher e vejo “leite creme” no cardápio fico com água na boca mas, como já sei o que a casa gasta, pergunto sempre entredentes “será que é caseiro”? Quem está comigo recomenda sempre que eu pergunte mas, infelizmente, isso há muito que deixou de ser garantia que o raio do leite creme é MESMO caseiro. Já alguma vez perguntaram a um empregado de restaurante se determinada sobremesa era caseira e ele vos disse sincera e prontamente que não? A mim nunca aconteceu. Nunca! É sempre tudo caseiro. Feito na hora! Tirando todas as vezes em que não é, que é assim, tipo, quase sempre. Ontem a história voltou a repetir-se. Fomos almoçar a um restaurante típico português aqui ao pé de casa. Muito castiço e com boa comida – vamos ignorar as, quase, duas horas que o almoço demorou a ser servido. "Estamos com muita gente hoje"... – e, oh felicidade, tinha leite creme!! 
“É caseiro?”
 “É sim.”
 Vieram todas as sobremesas menos a minha. 
“O leite creme está a ser queimado”. 
Senti-me confiante. Está a ser queimado, queimado na hora!, portanto só pode ser
the real deal
Pois, não era. Assim que a tacinha de barro aterrou à minha frente soube logo. Aquele tom amarelo escuro não engana ninguém. O que é que me serviram? Pudim! Pudim do Mandarim!Dá para acreditar nisto? Foi o suficiente para me estragar todo o almoço. O bacalhau à lagareiro estava muito bom, que estava, mas a única coisa que me vai ficar na memória quando falar daquele espaço vai ser o momento em que pedi leite creme e me serviram pudim. Do mau, ainda por cima! 
Porque é que enganam as pessoas? Porquê?! Se não sabem fazer leite creme, ou se sabem mas não querem fazer porque dá muito trabalho, não o ponham na ementa. Como é que é possível terem o descaramento de servirem uma coisa às pessoas - pessoas que vão pagar a refeição no final! -, que nada tem a ver com o que foi pedido? É o mesmo que pedir um bife da vazia e servirem-me bifes de perú
Como podem ver eu levo mesmo muito a sério o meu leite creme. É um assunto que me é muito sensível. Vamos lá ver se nos entendemos de uma vez por todas: leite creme não é farinha Maizena – pois, eu sei que pode ser um choque, mas não é! Parem de misturar farinha Maizena
com ovos e dizerem, orgulhosos, que acabaram de fazer leite creme - e muito menos pudim! O leite creme leva, só!, natas, leite, ovos e açúcar baunilhado. Fica cremoso, com um tom amarelo muito clarinho e delicioso. Ah, e também não vale fazerem leite creme a sério e depois estragarem tudo ao despacharem logo o assunto do açúcar queimado e pimba, frigorífico com ele. O açúcar se não for queimado na hora fica todo mole e derretido. Não sejam preguiçosos! E, muito menos, aldrabões.

 

c082bd4fa5a09edca75603c75630ba84.jpg

 

 

 

Já agora, se houver aí alguém que saiba onde se come leite creme do bom faça o favor de partilhar! Já sabem, farinha Maizena e pudim não contam. Ok? Não me enervem!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:49


34 comentários

Imagem de perfil

De Nora Grey a 17.08.2015 às 14:13

Diz-me que reclamaste! Ando a aprender com os meus clientes: se alguma coisa falhou, não se paga nada!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.08.2015 às 15:12

E quando o açúcar queimado vem mesmo com sabor de queimado?
Era caso para reclamares uma vez que te serviram gato por lebre...
Imagem de perfil

De onesmileonelife a 05.09.2015 às 08:05

Restaurante A Mexicana na Guarda. O leite creme é mesmo caseiro, delicioso e super famoso e elogiado!!
Sem imagem de perfil

De Restaurante A Mexicana a 08.09.2015 às 09:53

Obrigado pelo elogio, se não é o melhor, é dos melhores! Pelo menos tentamos que assim seja.
Sem imagem de perfil

De Maria Félix a 05.09.2015 às 10:54

Muito bom dia é só para lhe dizer que o leite creme verdadeiro não é feito com natas, mas sim com farinha, do que se queixa é de um leite creme artificial feito com amido.MF
Sem imagem de perfil

De Joao a 05.09.2015 às 11:00

Restaurante Ondas do Mar , Matosinhos, leite crème feito na hora.
Sem imagem de perfil

De Miguel Diniz a 05.09.2015 às 11:06

Confirmo! A Mexicana, na Guarda, tem o melhor leite creme do mundo!! Feito com a melhor das tradições! Vale a pena fazer a viagem de Lisboa à Guarda para ir lá comer :) e não é só o leite creme. O profissionalismo e a simpatia são exemplares. Parabéns ao Sr. Ricardo por manter essa tradição!
Sem imagem de perfil

De Restaurante A Mexicana a 08.09.2015 às 09:57

Sr. Miguel Diniz, obrigado pelo elogio!
Quanto ao profissionalismo e simpatia, acho um dever e obrigação de quem serve os clientes que assim seja.
Quanto ao leite creme, fala um apreciador!!!
Sem imagem de perfil

De themis a 05.09.2015 às 11:55

Tem toda a razao! Pena que nao hajam mais pessoas a reclamar e sobretudo nao pagar. Seriam menos as aldrabices...
Sem imagem de perfil

De jose carlos a 05.09.2015 às 12:28

Para quem escreve,"tal", português; não merece outra coisa
Imagem de perfil

De Marisa Furtado a 06.09.2015 às 13:55

Não sei se é da pontuação usada sem critério, se das aspas que sofrem do mesmo mal, mas não percebi este comentário.
Sem imagem de perfil

De Helena a 05.09.2015 às 12:38

A receita de Leite Creme não tem natas, é feita com leite, ovos , açucar e farinha maizena.
Sem imagem de perfil

De Ana a 05.09.2015 às 16:53

Realmente o verdadeiro leite creme não leva natas, mas o creme brullé sim leva natas.
serviram-me um creme brullé este ano no Algarve que sabia a pudim mandarin num restaurante da Quinta do Lago. Vergonhoso!! 6.50 euros por mandarin!!!
Sem imagem de perfil

De José Mário Ferreira Machado a 05.09.2015 às 12:49

Amigo nem faz sentido perguntar se lá estão para vender. acha se perguntar se o peixe ou a carne esta boa eles dizem que não. Você na vive neste planeta .quanto aos seus gostos ficam com eles e se serviram pudim e porq as vezes os clientes se acham muito inteligentes e arrogantes e leva gato por lebre. Na próxima vez se pedir um leite creme peça para a mesa antes de torrar o açúcar aí você descobre se é caseiro mas caseiro deve ser por e feito dentro da casa não no exterior se demorou 2 horas e porq gostou senão vinha se embora essas 2 horas e o reflexo da sua frustração quanto ao leite creme.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.09.2015 às 19:07

Que tal umas aulas de português?
Imagem de perfil

De Marisa Furtado a 06.09.2015 às 13:53

Ai homem, não se percebe nada do que está aqui escrito.

Comentar post


Pág. 1/3



talk to me!

theallengirlblog@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


no tumblr

Allen girl

no polyvore

my Polyvore

no pintarest

Pinterest



Comentários recentes

  • Sara

    Desculpem mas eu AMEI este champo seco. Comprei em...

  • Carla Marques

    E os comentários dos defensores do piropo no Faceb...

  • isabel

    Quem consegue sair de casa e deixar para trás um r...

  • Marisa Furtado

    Não! Apeteceu-me apenas mudar-lhe o nome e o visua...

  • Pedro

    Por momentos pensei que o blog estaria de saída do...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog