Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bonita ou comum?

por Marisa Furtado, em 08.04.15

Se tivessem de escolher entre duas portas, uma que diz 'bonita' e outra 'comum', por qual entrariam? Foi este o desafio que a Dove colocou a várias mulheres em Shangai, São Francisco, São Paulo, Londres e Nova Deli. Apesar de muitas escolherem, sem hesitar, a porta 'comum' outras há que escolheram a 'bonita', não só por se acharem condignas de por ali passarem mas também como forma de statement. Estão a dizer ao mundo que sim, elas são bonitas. Ponto. Já viram o quão importante isto é? Todos os dias as mulheres são obrigadas a fazer escolhas, umas mais fáceis que outras, em relação ao trabalho, à família e sentirem-se bonitas também devia ser uma dessas escolhas. O objectivo desta experiência é levar as mulheres a aceitarem a sua beleza, não só para elas próprias mas para o mundo.
Quando comecei a ver o vídeo pensei que se fosse eu entraria pela que diz 'bonita', mas logo a seguir voltei atrás. Porquê? Por vergonha de parecer pretensiosa. Já viram o quão parvo isto é? Por medo do julgamento de terceiros, ou de estar a ofender alguém com a minha bold choice. Porque a verdade é essa. Se entrarmos pela 'comum' quem está do outro lado é bem capaz de soltar um piedoso "Oh, coitada. Ainda por cima é tão gira!", mas se mostrarmos um bocadinho de confiança somos logo olhadas de lado, como se fosse uma atitude estranhíssima e condenável, especialmente - e infelizmente - por outras mulheres. Às vezes parece que só a falsa modéstia é vista com bons olhos.
Durante alguns anos, naquela fase deprimente que é a adolescência, não tinha confiança em mim. Estava constantemente a comparar-me com as minhas colegas que eram sempre as mais giras, as mais altas, as que tinham as melhores roupas, os cabelos mais bonitos e brilhantes, eram as mais populares, and so on. É mesmo verdade que a idade traz sabedoria, valha-nos isso! Com os anos essa fase de patinho feio foi desaparecendo até chegar onde estou hoje. Tenho plena consciência dos meus defeitos e das minhas qualidades e overall até acho que sou uma pessoa interessante, com coisas para dizer que valem a pena ser ouvidas, e, na maior parte dos dias, gosto da imagem que o espelho me devolve. É claro que tudo isto é um work in progress. Há dias em que parece que está tudo contra mim: nada me fica bem, de repente todas as peças de roupa que tenho no armário são horrorosas, as olheiras não desaparecem independentemente das camadas de corrector que lhes ponha, o cabelo parece sem vida e cheio de jeitos estranhos... creio que toda a gente tem dias destes. Mas lá está, o importante é conseguir fazer uma pausa no meio destas neuras e ver as coisas com clareza. Por isso, hell no. Entraria pela que diz 'bonita', sim senhora. Porque apesar de não ser perfeita - alguém é? - gosto de mim e isso já faz de mim uma pessoa bonita. Feio é ter vergonha de o admitir. Choose beautiful.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:31


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Laissez Faire a 08.04.2015 às 11:52

Muito interessante. E não deixa de ser "engraçada" a indecisão de muitas mulheres sobre qual porta escolher. E muitas mulheres lindíssimas entraram pela porta comum. São mais os dias em que me sinto comum e sem roupas de jeito do que o contrário, mas como dizes é um work in progress.

PS - Os últimos posts têm sido espectaculares! ;)
Imagem de perfil

De Fatia Mor a 09.04.2015 às 11:12

Adorei o comentário e o video também! Concordo em pleno com as palavras. Mas acho que vai na idade. Os trintas trouxeram-me a segurança no que sou que, mesmo com o esplendor dos vintes, não tinha! Nada como gostarmos de nós! E sabermos que haverá sempre quem seja mais bonito, mais jovem ou mais elegante, mas que como nós, não há ninguém! A unicidade e particularidade é que faz a beleza de cada mulher - e já agora homem que eu cá sou da opinião que isto dá para todos ;).
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 09.04.2015 às 13:01

Parabéns! Excelente post.
Em relação a si destaco esta sua frase: "nada me fica bem, de repente todas as peças de roupa que tenho no armário são horrorosas, as olheiras não desaparecem independentemente das camadas de corrector que lhes ponha, o cabelo parece sem vida e cheio de jeitos estranhos... creio que toda a gente tem dias destes".
É o que muitas vezes sinto e penso mas é tudo uma questão de atitude e disposição.
Quanto à porta, sendo eu uma pessoa comum, seria mais provável entrar por esta, mas tenho a certeza que num dia em que estivesse menos bem disposta, entraria pela bonita. É que nestes momentos menos bons da vida, há sempre alguma coisa que capta a nossa atenção e somos levadas para ela: uma compra que nos mime, por mais banal que esta seja, por exemplo.
Entrar pela porta bonita iria dar-nos aquele prazer de nos sentirmos bonitas e sobretudo mulheres.
Beijinho
Sem imagem de perfil

De Lizzie Bennet a 10.04.2015 às 03:41

Se estivesse esse desafio pela frente eu escolhia bonita.
Não por ser pretensiosa, mas porque ser-se bonita não está só no aspecto físico da pessoa, mas assim aquilo que ela é e o que transmite.

Comentar post



talk to me!

theallengirlblog@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


no tumblr

Allen girl

no polyvore

my Polyvore

no pintarest

Pinterest



Comentários recentes

  • Sara

    Desculpem mas eu AMEI este champo seco. Comprei em...

  • Carla Marques

    E os comentários dos defensores do piropo no Faceb...

  • isabel

    Quem consegue sair de casa e deixar para trás um r...

  • Marisa Furtado

    Não! Apeteceu-me apenas mudar-lhe o nome e o visua...

  • Pedro

    Por momentos pensei que o blog estaria de saída do...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog