Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Dia da Mulher faz sentido?

por Marisa Furtado, em 04.03.15

Esta é a semana do Dia da Mulher – dia 8, domingo – e por isso lembrei-me de uma discussão que tenho tido recorrentemente com várias pessoas sobre a utilidade, ou falta dela, deste dia.
Para mim a importância do Dia da Mulher nunca esteve em causa. Sempre achei que era uma data importante e que fazia todo o sentido ser celebrada. Mas no último ano, para meu espanto, cruzei-me com algumas pessoas que pensam precisamente o contrário. Que acham que este dia não devia existir porque perdeu todo o significado, que para além de ser só mais um dia consumista, onde as mulheres se juntam para irem correr de cor-de-rosa, entrarem à pala em quase todo o lado e terem descontos em mil e uma coisas; é também um dia em que são vistas como um ser especial, diferente. “Coitadinhas ganham menos que os homens, trabalham as mesmas horas, ou mais, e ainda têm de ser boas mães e esposas. ‘Bora lá dar-lhes flores e descontos em malas e sapatos para ver se ficam mais satisfeitas.” Portanto, para muitos, este dia não devia existir porque é só mais uma forma de sublinhar o quão especial a mulher é... mas pela negativa, por isso acham que se não o celebrássemos a luta pela igualdade de género passaria a ser uma coisa banal e não um problema do qual só se fala durante 24h e depois é esquecido. 
Por um lado entendo este ponto de vista, claro. Acho que o Dia da Mulher devia ser usado de outra maneira, devia funcionar como um despertar de consciências e não uma forma de as adormecer ainda mais. Por outro, discordo completamente quando me dizem que ele nem sequer devia existir. Claro que devia existir! Não para recebermos flores à saída do metro; não para termos descontos em roupa; não para serem organizadas corridas só de mulheres, mas para nos lembrarmos – todos!, homens e mulheres - do caminho percorrido, do que já foi conquistado, e para reflectirmos sobre o que ainda falta conquistar. Isto é especialmente importante num país como o nosso, onde a luta pela igualdade de género é uma realidade muito recente. Nos anos 30 a Constituição estabeleceu o princípio da igualdade de todos os cidadãos perante a Lei mas com algumas excepções para a mulher que, devido à sua natureza, era relegada para segundo plano na vida familiar e na própria sociedade. Há quase 50 anos a mulher ainda não podia sair do país sem ter autorização do marido, nem podia tomar contraceptivos se o senhor seu esposo achasse que isso era um grande disparate. Posto isto, é óbvio que este dia deve existir, deve ser celebrado e deve ser um dia de discussão. Ou melhor, deve ser mais um dia de discussão. Porque, de facto, não é só no Dia da Mulher que a igualdade de género deve ser posta em cima da mesa. Esta deveria ser uma preocupação de todos, sempre, até as coisas realmente mudarem. E é precisamente por isso que este dia é importante. Não se falar das coisas nunca foi solução para nada. É bom haver dias destes para nos lembrarmos de quão más as coisas já foram. Acredito que baste isso, essa memória, para evitarmos cometer os erros do passado. E mesmo que hoje em dia ainda não se discuta o suficiente este assunto - embora ache que estamos melhores nesse aspecto - é muito melhor haver um dia por ano em que o tema venha à baila do que não haver dia nenhum. Aliás, até acho isso perigoso. Ao menos esta data obriga-nos a pensar sobre isso. Há que começar por algum lado, certo? Resta esperar que haja um ano em que a discussão comece no dia 8 de Março e se prolongue indefinidamente até as coisas mudarem efectivamente.

 

woman-man-sexism-international-womens-day-ecards-s

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:01


19 comentários

Imagem de perfil

De m-M a 04.03.2015 às 11:46

Concordo plenamente contigo!
Sem imagem de perfil

De Krystel a 04.03.2015 às 21:56

Concordo. O problema acaba por ser que o dia da mulher acaba por ser um dia em que se fala mais do quão maravilhosas e fantásticas são as mulheres, do que dos problemas que tem que se resolver ligados a problemas que envolvem a mulher. Enquanto houver dias em que o simbolismo será à volta de consumir e festejar, pouco ou nada irá mudar.
Imagem de perfil

De Inês de Campos Pinto a 05.03.2015 às 09:46

Desde já, parabéns pelo destaque da SAPO :)

Agora, concordo com a maior parte do que disseste. Acho que o Dia da Mulher é um bom dia para relembrar o longo caminho que se tem percorrido para alcançar igualdade de género e até para refletir no que ainda há para fazer, para mudar. Mas acho triste o facto de existir este dia simplesmente pela seguinte razão: se este é o dia da mulher, os outros dias são de quem?

Estou dividida no assunto, mas acho que (como disseste) aproveitar este dia para aprofundar a discussão sobre a igualdade de género é talvez a melhor solução para já.
Imagem de perfil

De J.B. a 05.03.2015 às 10:43

Acho que tem que ser celebrado, sempre. Para não nos esquecermos (não nós, mulheres, mas nós pessoas) de onde viemos...
Imagem de perfil

De Mom Sandra a 05.03.2015 às 10:50

Todas as tuas palavras são verdadeiras, mas convém não esquecer que este é o Dia Internacional da Mulher!
Um pouco por todo o mundo, a mulher é vista como um ser de segunda. Basta pensarmos na China, por exemplo, em que os pais rejeitavam filhas logo à nascença; ou "nas arábias", outro exemplo, onde as mulheres não têm direito, só deveres, são seres insignificantes - penso que, na cultura deles, só servimos mesmo para os parir - ou em África, só mais um exemplo, onde muitas ainda sofrem mutilação ginecológica...
Por isso, da próxima vez que te disserem esses disparates de que este dia é só mais um consumista, responde-lhes que existem mais de 1001 motivos para que haja o Dia Internacional da Mulher!

Já agora, parabéns pelo destaque do Sapo! - não conhecia o teu blog e foi graças a este destaque que vim cá parar - é bem merecido porque este é um tema que deve, de facto, ser "discutido".
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De MINDA a 05.03.2015 às 10:54

Nunca percebi porque é que as pessoas são contra os dias comemorativos, expressões como "O Natal devia ser todos os dias", "O dia da Mulher devia ser todos os dias", já agora o dia do pai também, enfim uma vontade de banalizar as comemorações, que se assim acontece-se estas deixariam de existir, e nunca seriam comemoradas nem lembradas. As datas comemorativas existem para que esses acontecimentos nunca sejam esquecidos. Para que na correria do dia a dia possamos ter momentos para reflectir e valorizar as muitas coisas da nossa existência. Beijinhos para todas as mulheres e homens.
Imagem de perfil

De Sandra a 05.03.2015 às 11:28

Bom texto, boa reflexão. Concordo a 100%. O Dia da Mulher é, sem dúvida, muito mais do que presentes, jantares, flores... Há tanto caminho ainda por fazer quanto à igualdade de géneros pelo mundo inteiro.
Imagem de perfil

De Paula Ribeiro Santos a 05.03.2015 às 14:56

Perfect!
Parabéns pelo post.

Beijinhos
Imagem de perfil

De pequenosencantos a 05.03.2015 às 15:36

Nem mais.
Afinal, todas as coisas especiais, têm um dia dedicado a elas! Ora toma!!!
Sem imagem de perfil

De Mortícia a 05.03.2015 às 16:04

Muito boa mensagem sobre o dia da mulher!
Cheguei até aqui pelo destaque no sapo.

Comentar post


Pág. 1/2



talk to me!

theallengirlblog@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


no tumblr

Allen girl

no polyvore

my Polyvore

no pintarest

Pinterest



Comentários recentes

  • Sara

    Desculpem mas eu AMEI este champo seco. Comprei em...

  • Carla Marques

    E os comentários dos defensores do piropo no Faceb...

  • isabel

    Quem consegue sair de casa e deixar para trás um r...

  • Marisa Furtado

    Não! Apeteceu-me apenas mudar-lhe o nome e o visua...

  • Pedro

    Por momentos pensei que o blog estaria de saída do...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog